A BUSCA DE SIMPLICIDADE E O PRAZER DA COLHEITA

Há um pouco mais de um mês e meio saímos do agito do Rio de Janeiro, que tanto amamos, e fomos morar no interior, em Governador Valadares, MG.
Algo que nós não entendemos a princípio (fomos a trabalho), mas que ao chegarmos vimos que poderíamos desfrutar de tantas coisas que já estávamos buscando e não conseguimos realizar na correria da cidade grande.

Decidimos que com essa mudança, buscaríamos ainda mais, viver de forma simples, desfrutando da tranquilidade que nossa família tanto precisava.
Procuramos uma casa, com espaço para as crianças brincarem tranquilas, que sentíssemos calmaria, e até mesmo plantar nossa hortinha que a tempos sonhamos em ter.


Pelas facilitadas da cidade pequena, eu mesma pude ir atrás das primeiras plantinhas para a nossa casa. 
Como tudo que eu faço, ainda mais quando envolve dinheiro e investimento, penso duas mil vezes antes de começar, fui pesquisar e conversar com donos de floriculturas e pesquisar preços.
Encontramos um lugar perto de casa. Trouxe as primeiras suculentas, que já animaram o nosso ambiente.
Lá do Rio, também trouxe uma muda de Saião *santo remédio* que minha vó plantou e me deu.


 






















Passamos as primeiras semanas cuidando. E como é terapêutico o lidar com a terra. Plantamos as primeiras plantinhas, e essa nova atividade também despertou o interesse do Samuca, o que nos motivou ainda mais a começarmos logo a nossa hortinha.

Quando comprei as primeiras suculentas, o dono da floricultura me orientou a começar com calma. Precisa ser um hábito nos seu dia o cuidar das plantinhas. E foi assim.
Três semanas depois, voltamos e compramos nossas primeiras mudas. 
Nos concentramos em cuidar primeiro de temperos que costumamos usar em casa, e aos poucos ampliar nossa horta.
Compramos boa terra - HUMMUS e TERRA ADUBADA - essencial para quem quer cuidar de plantinhas (ainda mais em vasinhos).
Como não temos espaço com grama no chão, optamos pelas hortinhas verticais. 
Selecionei muitas ideias no Pinterest e informações para começar a cuidar das plantinhas.

Na lojinha escolhemos mudas de: Manjericão verde e roxo, Alecrim, Tomilho, Hortelã,  Cebolinha.
Compramos também sementinhas de Rúcula, Pimenta de Cheiro e Tomatinho Cereja.
Nessa ultima semana também utilizei Coentro, e a raíz da hortaliça, utilizei para plantar junto com a Cebolinha.





























Molhando todos os dias a noite, deixando a terra úmida, foi o segredo de ouro que o especialista da lojinha nos deixou.
Essa é uma tarefa que o Samuca ficou responsável e ver os brotinhos nascendo tem sido uma alegria. O prazer de colher as plantinhas e ver brotar a vida, tem sido um presente.
Temos compartilhado nos Stories do Instagram, tudo que temos vivido com a hortinha. Todo o investimento, tempo, e escolhas que fizemos para ter a hortinha.

Aos poucos vamos nos adaptando a nova rotina, a vida sem muito barulho, e a simplicidade inundando nossos dias. Um dia de cada vez.
Ainda há lágrimas e saudade de quem precisamos deixar para trás. Ainda há coração apertado, e  novos ritmos a reconstruir.
Mas há também prazer nas coisas simples, na beleza do ser e não do ter. E aos poucos, viver e aprender da forma que sempre quisemos.


Comentários